quinta-feira, 25 de julho de 2013

COMISSÃO DEBATE HOJE COMPRA DE TERRAS PARA ÍNDIOS



Na semana passada, a presidente Dilma Roussef autorizou a compra da Fazenda Buriti, em Sidrolândia e mandou fazer um levantamento de preço de áreas disputadas judicialmente entre fazendeiros e índios em MS.
Foto: Divulgação.

A Comissão criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) debate hoje, em Campo Grande, as propostas do governo federal para aquisição direta de terras a serem destinadas aos povos indígenas, inclusive por desapropriação por interesse social e arrecadação de terras confiscadas.

Recentemente, Mato Grosso do Sul foi palco de invasões e conflitos por terra, que resultaram na morte do terena Oziel Gabriel, 35 anos. A audiência, que é a primeira desde a criação da Comissão, acontece às 9h na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) e traz a Campo Grande a cúpula do Judiciário brasileiro.

Na semana passada, a presidente Dilma Roussef autorizou a compra da Fazenda Buriti, em Sidrolândia e mandou fazer um levantamento de preço de áreas disputadas judicialmente entre fazendeiros e índios em MS. Foi na fazenda Buriti que o índio Oziel Gabriel morreu baleado no dia 30 de maio, numa operação das polícias federal e militar para cumprir mandado de reintegração de posse.

Além do encontro, a Comissão também deve se reunir em Campo Grande nos dias 9 e 24 de julho. A Comissão tem prazo de 90 dias, contados desde sua criação, para concluir o relatório que deve apontar sugestões para a solução dos conflitos indígenas.

0 comentários: