quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dicas para evitar furtos e invasões em casa durante sua ausência


A capital Paulista apresenta um movimento intenso durante dias úteis e até mesmo aos finais de semana, entretanto, quando chegam os feriados ou períodos de recesso, grande parte dos moradores costuma migrar para a região litorânea, ou até mesmo para o interior do estado, deixando seus imóveis em Curitiba sozinhos e desprotegidos. Infelizmente, o período de descanso das pessoas comuns é o período de mais trabalho para os bandidos, que aproveitam residências vazias para realizarem furtos e roubos. Veja aqui algumas dicas para evitar a surpresa desagradável pós-feriado prolongado:

- Segurança não é apenas checar as portas e janelas da sua casa em São Paulo antes de cair na estrada. Existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar roubos durante sua ausência e uma tática bem eficaz é evitar encher o carro de malas com pessoas estranhas circulando a rua, isso evita que elas vejam seus pertences e percebam que os moradores estão saindo de viagem.
Os ladrões costumam percorrer as ruas e tocar as campainhas para identificar casas vazias, por isso, desligue a campainha da sua casa no período de ausência. Suspenda também a entrega de jornais, revistas, e produtos alimentícios. Não deixe uma luz acesa, isso é uma péssima tática, durante o dia ela irá permanecer acesa e é uma maneira dos bandidos identificarem a falta de pessoas dentro da casa. Se você tiver um bom relacionamento com os vizinhos, peça gentilmente a eles que mantenham a fachada da sua casa limpa, para dar a impressão que há pessoas em casa.

- Evite deixar joias e dinheiro dentro de casa. Durante a viagem escolha um banco de confiança e alugue um cofre.

- Se possível, combine com uma pessoa de confiança para que ela possa passar as noites em sua casa, para que a impressão de que há pessoas na casa engane qualquer mal intencionado.

Atenção às casas de veraneio

Além dos cuidados com a casa que fica você deve estar atento também para evitar qualquer desconforto durante sua viagem, principalmente se você optou pelo aluguel de uma casa na praia ou no campo. Veja abaixo algumas dicas

- Normalmente os assaltantes usam mulheres e crianças para vigiar as casas, pois esses não levantam suspeitas, e assim, é possível fazer uma análise para depois relatarem aos bandidos. Nesses casos os objetos roubados sempre são eletrodomésticos, aparelhos celulares, computadores, e até mesmo comida. Por isso, não deixe que nenhum estranho entre na casa onde você e sua família estão hospedados. Evite contar detalhes ou até mesmo fazer “amizades de verão” com pessoas suspeitas.

- O clima na praia é quente e nos convida a um passeio na rua durante a noite, entretanto, não é aconselhável ficar conversando no portão da casa durante a noite, é importante manter os portões e portas sempre fechados e não deixar brinquedos ou outros objetos expostos na garagem.

Seguindo essas dicas você poderá ter um período de descanso muito mais proveitoso e livre de qualquer dor de cabeça. Caso você tenha mais alguma dica que venha a agregar ao nosso texto, não hesite e escreva um comentário, ele será muito bem vindo!


0 comentários: