Hospital veterinário público é sucesso em São Paulo
Mal amanhece o dia e uma grande fila se forma no número 3 da rua Carlos Zagotti, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Na fila, cães, gatos e seus donos em busca de atendimento veterinário gratuito no primeiro e único hospital público veterinário do Brasil. Um funcionário do hospital passa pela fila, avalia cada animal e distribui as senhas. Os casos mais graves e de bichos de pessoas que fazem parte do Bolsa Família ou do Renda Mínima têm prioridade.
Assim começa o dia no Hospital Público Veterinário Tatuapé, aberto em julho de 2012, graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo (Anclivepa-SP) e ao empenho do então prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do vereador Roberto Tripoli (PV).
Em um ano de funcionamento, o hospital já atendeu a pelo menos 9.700 animais, cães e gatos com prontuários cadastrados. O coordenador do Núcleo de Cirurgia Geral, Daniel Herreira Jarrouge, conta que o número, contudo, é muito maior, já que não são contabilizados os animais que passaram por ali e não foram registrados, casos daqueles que não são de São Paulo mas que tiveram atendimento de emergência e receberam medicação. Veja aqui.
0 comentários: