IHOSHI DIVULGA FRENTE PARLAMENTAR PARA A DESONERAÇÃO DOS MEDICAMENTOS EM CONGRESSO DO SETOR FARMACÊUTICO
Evento, realizado em São Paulo, reuniu profissionais do setor de todo o país
O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) participou na manhã desta terça-feira (27/08), na capital paulista, do Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico, o CONBRAFARMA. Realizado no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, o evento reuniu mais de 400 pessoas, entre parlamentares, presidentes de entidades ligadas ao setor farmacêutico e de cosméticos e profissionais da área.
Segundo o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico, Marcos Fiaschetti, o objetivo do congresso é discutir a realidade do comércio varejista nas farmácias e buscar soluções futuras para esse setor da economia no país, evitando prejuízos tanto para donos de estabelecimentos como para o governo.
Em discurso, o presidente-executivo da ABRAFARMA - Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Sérgio Mena Barreto, louvou o ato de o evento permitir o debate sobre melhorias para a política do comércio nas farmácias. “Reunir pessoas para discutir o futuro é algo importante para o rumo não só do setor farmacêutico, mas de todas as áreas do Brasil”.
Barreto ainda alertou sobre os preços dos medicamentos vendidos nos balcões dos estabelecimentos. “Por décadas estamos discutindo os impostos abusivos sobre os remédios no país. É uma luta árdua, mas não podemos desistir nunca, pois isso implica em benefício para a sociedade como um todo”.
Durante pronunciamento, o deputado Ihoshi, presidente da Frente Parlamentar para a Desoneração dos Medicamentos em Brasília, salientou sobre a desvantagem do Brasil frente a outras nações quanto à carga tributária imposta, em especial, aos remédios.
“Hoje, nosso país é campeão mundial em tributação de impostos, principalmente, sobre os medicamentos. Temos um índice de 34% de taxação, enquanto a média global é de 6%. O Brasil está desalinhado com o restante do
mundo, e vamos lutar por essa causa. Isentar é difícil, pois a nossa realidade não permite. Mas buscar uma redução gradativa para isso”, afirmou Ihoshi.
A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente da Frente Parlamentar para a Desoneração Tributária dos Medicamentos em São Paulo, falou sobre o estímulo que obteve do deputado Ihoshi para encarar essa luta no estado.
Amary pontuou que essa ação é para garantir um direito dado à população. “Fomos eleitos pelo voto popular e temos que garantir o acesso do povo à saúde. Isso está registrado na Constituição Federal. E a desoneração dos remédios é um dos caminhos para conceder saúde”.
Para o presidente da ABCFARMA - Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, Pedro Zidoi, a ação dos deputados Ihoshi e Amary é nobre e digna, e precisam ter ecos por todos os cantos do estado de São Paulo e do Brasil. “Esse trabalho da desoneração tem que chegar aos ouvidos de toda população”, finalizou Zidoi.
0 comentários: